domingo, 6 de dezembro de 2009

Brasil Sul a Norte numa S10 4x4 - Parte 2.

Queridos amigos.
Na semana passada eu escrevi sobre o início de uma viagem cheia de aventuras, feita por "Os Giramundo", na passagem de 2003 para 2004. Foram 42 dias de viagem e quase 12mil quilômetros rodados pelo litoral brasileiro e região central. Dentre os quais, muitos feitos em dunas, praias e estradas não existentes num mapa. Realmente foi uma das viagens mais aventureiras já feita pela nossa familia.Em alguns momentos, até muito tensa e perigosa. Depois de ter passado por alguns trajetos, de fato, percebi ter exposto minha familia um pouco mais do que deveria. Mas Graças ao amado pai fomos poupados de acidentes e perigos maiores e com certeza, a aventura serviu para ajudar na construção do caráter de nossos filhos. Onde eles puderam perceber as diferenças sociais do brasileiros, a exuberante diversidade da fauna e flora da regiões e principalmente, experimentar a total dependência de Deus, mesmo nas férias. A gente sempre fala, que quando resolvemos viajar em familia,os anjos do Senhor tem trabalho dobrado.
Depois da Bahia continuamos nossa aventura passando pela linda Maceió. Gostamos tanto de Alagoas que nossa viagem de "despedida temporária" do Brasil foi novamente me Maceió, em julho de 2007.
No trajeto de Salvador para Maceió, contemplamos lindas paisagens, plantações de cana de (foto.: Velho Chico) açucar para a fabricação do Alcool(estes estados não são os maiores produtores. Sergipe é o 15º e Alagoas o 5º na classificação dos estados produtores de Alcool, mas devemos levar em consideração o tamanho destes estados e as condições climáticas, não comparáveis aos estados do sul. Também passamos pela primeira vez de carro, por cima do Rio São Francisco ( o velho Chico) na divisa de Sergipe com Alagoas.O litoral alagoano é lindo, e lugares como Barra de São Miguel, merecem uma parada.
Em Maceió, prá quem não teve ainda o privilégio de estar lá, vou destacar alguns lugares imprenscendíveis. A praia do Francês, fazenda e praia do Gunga, (foto.: sertão alagoano)Maragogi,Dunas de Marapé, Delta de São Francisco. Creio que o mais fascinante tenha sido o passeio nas águas cristalinas e corais de Maragogi. Fica a alguns quilômetros ao norte de Maceió. Não perde para Cancun. As piscinas naturais são simplesmente indiscretíveis. Valeu muito a pena. Em segundo lugar a Praia do Gunga. É uma fazenda de plantação de côco, em pleno litoral. São mais de 300 mil pés de côco. A areia é branca e a água além de morna (como todo o estado de Alagoas) super transparente.
De Maceió, iniciamos nossa viagem para Recife. No Recife o hotel era fantástico e então resolvemos descansar nele.

(foto.: Olinda. Este moço foi nosso guia-mirim)Fizemos alguns passeios e claro, fomos à Olinda. Aliás, os patrimônios históricos nacionais e da Unesco, a gente visita sempre. Só para informar o querido leitor, ainda em Curitiba fizemos um pacote de hotéis em cidades chaves para o nosso trajeto. Isto foi muito importante devido à época em que viajamos. O preço no pacote fica muito razoável e você economiza o "stress" da busca por um hotel ao final do dia, depois de muitos quilômetros rodados e diversos passeios realizados.

(foto.: Vista do nosso quarto, da piscina do Mar Hotel no Recife)Nossa próxima parada, Natal - RN. Podemos dizer que já temos um certo "caso de amor" com Natal. No ano de 2001, em que "as vacas começaram a engordar", fizemos nossa primeira viagem de turismo ao nordeste. Escolhemos Natal. Naqueles dias mesmo, decidimos que em outra oportunidade iríamos para lá com uma camionete 4x4.
(foto.: O pontinho preto da foto, somos nós de S10 nas Dunas Móveis de Natal)Pois com um carro alugado, (geralmente um 1.0) não dava para aventurar nas dunas!!!! Dito e feito! Estávamos lá com nossa 4x4. Que delícia. Claro, tentamos driblar um pouco os "bugueiros", pois eles meio que tomaram posse da dunas do RN. Mas assim como o litoral é de todos, as dunas também o são. Claro, sempre respeitando a natureza e seguindo pelos caminhos pré-determinados. Fizemos lindos passeios e aventuras "off-road". Fantástico! Jamais esqueceremos. NO ano de 2005 fizemos um projeto de ação (foto.: fundaçao do prédio da escola e projeto social no Planalto)social e evangelismo na cidade satélite e Jardim Planalto. Seguimos com uma comitiva de 22 pessoas da igreja onde éramos membros, de Curitiba para Natal. O projeto chamou "Natal em Julho". A experiência foi algo maravilhoso. Estar em contato com os moradores da perfiria de Natal nos animou para novos projetos. Temos amigos trabalhando nesta localidade com um projeto muito interessante na área de educação. o Projeto é o SEARA e tem como líder meu amigo e xará Celso Luiz Castro.
Daqui a oito dias, parte de minha família e eu estaremos embarcando para o Brasil. O Stephan tem aula até dia 23 de deaembro no SAIT. Em janeiro faremos 10 dias de férias em Natal. Por isso, já nos tornamos quase que "embaixadores" desta linda e (foto.: A nossa pequena Dani, tentando "escalar" as Dunas de Genipabu)maravilhosa cidade. Até brinco com nossos amigos potiguares... - conhecemos Natal e região melhor do que muitos de vocês!!! Hahaha. Quando você for a Natal a turismo, trabalho ou aventura. Não deixe de visitar alguns lugares como: Praia de Genipabu, Lagoa de Potengui, Lagoa de Jacumã, Maracajaú, Touros (Manoa Park - aquático), Praia da Pipa, e neste caminho do sul visite o maior cajueiro do mundo. Então, Natal é muito mais da que a via costeira, praia dos Artistas, praia de Ponta Negra e Morro do Careca ou o Mangai. Curta Natal, viva Natal! (foto.: Bugueiros são muito comuns nas dunas e praias)
Nossa experiência mais marcante com o sertão nordestino foi na viagem entre Natal e Mossoró. Ali vimos um pouco da realidade do "cabra da peste". As pontes passando por rios secos, o gado morto de sede, a caatinga desaparecendo, a vida sumindo. No horizonte só tristeza e sequidão. Nas taperas, famílias inteiras lutando pela vida. Vimos e vivemos um pouco da saga do(foto.: paisagem típica do nordeste) povo nordestino. Povo valente, batalhador, de fibra. Povo de coragem. Povo brasileiro. Do sanfoneiro às mulheres rendeiras, do menino que caça com a baleadeira ao homem que ri pra não chorar, pois a seca castiga e o gado morre... e o único rio que corre é dos olhos que choram e clamam pela chuva. Deus, muda o destino deste povo querido do sertão nordestino. (foto.: na estrada de Natal a Mossoró, vimos muitas destas carcaças de animais)
Em Mossoró conhecemos as Termas. Bem, com todo o calor do nordeste, somado às águas quentes de Mossoró, só foi possível curtir ao luar do sertão.
Queridos, paro por aqui hoje. A semana foi de fato, muito ocupada. Além de todas as programações normais e tarefas relacionadas à empresa, ainda temos a preparação da viagem que coincidiu com a estréia do musical na SCCC, (http://www.southcalgary.org/) onde fazemos parte do coral e hoje à noite é a segunda apresentação. A Estréia foi fantástica!!!
Até a semana que vem e muito obrigado pelo prestígio nas leituras semanais do meu "blog".
Se tiver um tempinho, deixe um comentário.
Celso

3 comentários:

  1. Oi amigos
    adoro viajar com voces atraves do blog, nao me canso de dizer o quanto sinto saudades de voces, imagina que ate do louvor....nao que nao gostava sempre achei longo, mas agora conhecendo outros grupos , voce sao perfeitos rsrsrs nao é tao longo assim, outro dia ficamos 1 hora em louvor e o pastor falou 10 minutos.
    grande abraço e que Deus continue abençoando esta familia querida.
    Beth

    ResponderExcluir
  2. Celso
    Meu marido eh de Natal, e eu fui pra la com ele nas ultimas ferias, eh bom demais aquilo la. Minha sogra mora la e os parantes todos dele tambem, meu sogro eh de la tambem.
    Meu avo paterno era de Macau, terra do sal srsrs, la no RN.

    Tudo de bom pra vcs, nao deixem de ir comer camaroes no Camaroes la de POnta Negra ( o novo), eh excelente.

    Abracos

    Danielle

    ResponderExcluir
  3. Ah Celso, tambem vale a pena a visita a Tibau do Sul !
    Eu vi que vcs cantam em Coral??? Serio?! Eu qdo morava em Brasilia direto era do Coro Sinfonico da UnB, e quando eu estudei em Colegio Militar era do Coral tambem. Adoro cantar! Principalmente obras de Haydn, Verdi, dentre outros. No piano adoro tocar Bach para exercitar a cabeca, estou doida para assim que chegar em Calgary comprar um piano eletrico (so assim cabe num apto).
    Eu vou ate quere saber como ingressa em coral, eu cantava como soprano 2, mas acho que com a idade virei contralto.

    Abracos

    Danielle

    ResponderExcluir