domingo, 20 de dezembro de 2009

Brasil Sul a Norte numa S10 4x4 - Parte 3

Amigos queridos!
Estou de volta ao Brasil com minha querida familia. Nosso filho mais velho, não está conosco. Ficou em Calgary devido aos estudos. Se ele estivesse aqui a alegria seria ainda mais completa. Lá em casa está sem internet... por isso estou no escritório do pai da Claudia, logo ao lado. Ouço o gorgear dos sabiás, dos canários amarelinhos e pardais. Vez ou outra, nossa cadela Bella, interrompe o suave cantorolar dos pássaros, com seu latido manhoso querendo que alguém libere a porta do canil. Por ser domingo e pela manhã, ainda ouço pouco da vila ao lado e dos vendedores ambulantes com seus carros microfonados. O sol irradia como nunca nesta manhã e assim tem sido durante toda a semana. Fiz questão de ir lá em casa buscar minha máquina fotográfica, para tirar esta foto debaixo. Daqui vejo toda nossa casa e lá dentro dela ainda desfruta de um sono profundo a minha amada.Estão falando aqui, que trouxemos conosco o sol para Curitiba, há 90 dias não se viam dias como os desta semana. Já estamos adaptados com o novo fuso e estamos aproveitando ao máximo cada minuto por aqui. Visitei a empresa, o projeto, médicos, amigos, parentela e etc. A Dani dormiu poucas noites em sua própria cama. Está fazendo um verdadeiro "long sleepover". Reencontramos os amigos Orley, Tamara e Isabelle. Ah sim... no avião, estávamos em 11 pessoas só dos Cristãos Brasileiros de Calgary. Parece que foi debandada geral!!!!
Bem... agora gostaria de continuar com a história da viagem aventureira em 2004. Na ocasião, viajamos em torno de 12 mil quilometros, num período de 47 dias. No último espisódio, narrei um pouco sobre a viagem no nordeste brasileiro da Paraíba ao Rio Grande do Norte. Hoje vou me deter um pouco no estado do Ceará.
Saímos de Mossoró, tendo com destino a capital cearense. Fortaleza. Mas não tinha como não dar um pulo até a linda praia de Canoa Quebrada e suas maravilhosas dunas. Admito ter sido um passeio exajeradamente curto, mas muito bem aproveitado.
Logo, ao adentrar a vila de Canoa Quebrada, você percebe o charme desta praia. Esta foto acima foi tirada de um "path way" construido em madeira, seguindo pelo topo das falésias avermelhadas desta praia.
Taperas com esta, são vistas ao longo da praia. O pescador artesanal ainda vive nestas condições... certamente muitos de nós desajariam ter esta vista para o mar, não é mesmo?
Lá em Canoa, os "bugueiros" não se importam em dividir um pouco da natureza com o homem aventureiro. A única coisa que eles pedem é que se obedeça a ordem das vias na areia. Mão única nas dunas de Canoa. Tem lugar para entrar e para sair das mesmas.
Mais tranquilos do que em Natal, adentramos alguns quilômetros nas dunas móveis de Canoa Quebrada. Não havia "stress" algum ao encontrar um "buggy". Pelo contrário, foram eles que
nos ensinaram como fazer para sair deste "problema". Estávamos com os pneus calibrados para o asfalto. 28 a 30 libras. Nos aconselharam a andar na areia com 15 ou 16 libras cada pneu. Batata!
Foi só tirar o ar que o carro saiu tranquilo da areia solta, como se estivesse em solo batido.
Das dunas a gente foi direto pra praia e aliás, as praias do Ceará são lindíisimas e de água cristalina.
É muito comum em algumas praias do nordeste, ter a areia como única via de acesso à outras praias... apesar do solo ser mais compactado pela vai e vem das águas pelas ondas, deve-se tomar muito cuidado com a maré. Seguidamente, ao atolar, carros ficam submersos pela chegada da maré alta.
Chegamos ao entardecer em Fortaleza e fomos direto pro nosso hotel na praia. Esta foto mostra como era a vista da nossa sacada. Amamos Fortaleza. O povo, o mar, as praias, o artesanato, a cultura, a comida, os repentistas... mas vimos muito próximo de nós, o turismo sexual adulto e infantil. Uma grande vergonha para nosso país. A maioria dos turistas sexuais eram italianos, alemães e holandeses. Uma tristeza. Não entendemos ter de ver coisas desta natureza em pleno século 21.
A Claudia, apesar de ja ter estado antes em Fortaleza, ficou encantada com o artesanato local. Em nossa casa, alguns destes entalhes adornam nossa sala da lareira.O Mercado do artesanato municipal é parada obrigatória para todo visitante.

Uma passada ao centro histórico de cada cidade é indispensável.

Fizemos uma interessante visita ao famoso Teatro José de Alencar.
E a Claudia, apesar da timidez, deu uma palhinha ao piano, enquanto descansávamos na sala com ar condicionado.
Aqui uma foto com a árvore que já foi uma das maiores riquezas deste país. Pau Brasil.
Para fechar a visita a Fortaleza com chave de ouro, passamos o dia no "Beach Park". Muito legal, muito divertido... mas um pouco caro para as poucas horas em funcionamento. 11 as 17 h.
Você que chegou até aqui, pode ter um panorama geral de nossos 3 dias em Fortaleza. Na semana que vem vou escrever sobre a ida até Jericoacara. Uma das praias mais lindas do Brasil.
Prá chegar lá, fomos por vias praianas (areia mesmo), dunas e balsas. Fantástico!!!!
Se gostou e tiver um minutinho, deixa um comentério.
Abraços a todos de Curitiba
Celso Prando.

3 comentários:

  1. Celso,

    Voces sao mesmo aventureiros! Hum, Jeri eh o lugar mais bonito q eue ja conheci. Fomos para la de pau de arara e ficamos 5 dias na vila - que saudades!
    Aproveitem o sol que aqui hoje a previsao eh de neve...
    mande um beijo grande para a Clau!

    Cecilia

    ResponderExcluir
  2. Muito gostoso 'viajar' com voces...tenham uma otima estadia no Brasil e um Feliz Natal e Prospero ano novo! Deus os abencoe.

    ResponderExcluir
  3. Meu amor ... que delicia de viagem foi essa!! Um dia temos que repetir a dose!! rs Nossas ccas eram tao pequenas, mas desfrutavam de tudo conosco e realmente nao nos davam nenhum trabalho!! Sao lembrancas inesqueciveis!! Sempre posso ver o amor de Deus sobre nossas vidas e as bencaos que ELE derramou e continua derramndo sobre nos!! "Ate' aqui nos ajudou (e abencoou) o Senhor!!"

    ResponderExcluir