sábado, 28 de novembro de 2009

Brasil. Sul a Norte numa S10 - 4x4. parte 1.

O "post" de hoje inicia, propriamente dito, a fase das aventuras da familia Brunner Prando. Os Giramundo. Nas postagens passadas contei um pouquinho da vida de menino, do desabrochar da paixão, do início de uma nova fase de vida com Deus, do comecinho da vida a dois e de nossos filhos. Agora pretendo contar em capítulos ou episódios fatos pitorescos acontecidos durante nossas viagens pelo Brasil e por algumas partes do mundo. Mas vez ou outra voltarei para narrar coisas do coração, dos sonhos, da fé, do amor e das manisfestações de Deus em nossas vidas, pois isso é o combustível para enfrentar o dia-a-dia. Relembrar das coisas boas do passado e sonhar com as futuras renova a cada dia minha esperança. Pois vejo nelas a atuação do poder de Deus. Isso se transforma em oração e esta, por sua vez, faz mover nossa motivação para uma vida mais harmônica, produtiva e feliz.

Muitos nos perguntam porquê vivemos no Canadá ao invés do Brasil. E talvez você faça o mesmo depois de ler alguns "posts" sobre o Brasil, tal qual o de hoje. O Brasil é lindo. Deus o priviligiou com uma diversidade gigante de fauna e flora. As extremas diferenças regionais do Brasil o tornam um país único em exuberante oferta de belezas naturais e encantadoras paisagens. Amamos o Brasil. Sabemos da grandeza do povo humilde e simpático brasileiro. Conhecemos a realidade do homem do campo, do sem teto da cidade, do sertanejo nordestino, do pobre e do rico. Vivemos as alegrias e as tristezas do povo brasileiro. Somos apaixonados pelo Brasil e nossa oração é para que o Poder de Deus alcance com sua graça irresistível todos os rincões brasileiros. Do Iapóque ao Chuí... Que a violência dê lugar ao diálogo, ao acordo, a paz. Que a fome desapareça do solo brasileiro. Que as crianças sejam honradas e amadas pelos adultos. Que o povo brasileiro possa viver uma vida digna de um ser humano, criado por Deus para ter vida e vida com abundância. Sabemos que a resposta prá isso tudo, se define num frase dita por Deus diretamente a Salomão nos dias da festa da consagração do templo de Jerusalém.
"se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra."2 Crônicas 7:14

Era dia 26 de dezembro de 2003. As malas já estavam carregadas na S10 4x4. Até altas horas da noite dos meses anteriores, Claudia e eu havíamos calculado detalhes desta viagem. Nosso objetivo.: Subir até o Maranhão pela maravilhosa costa brasileira. Descer pelo centro brasileiro. Passar em Brasília, descansar em Caldas Novas na pousada do Rio Quente e voltar para Curitiba em 4 de fevereiro de 2004. Iniciava neste dia uma viagem sonhada anos antes. O Stephan estava com 12 anos. Christian com 10 e Daniela com 7 aninhos.

Já que conhecíamos o Litoral de Rio Grande do Sul até o Espírito Santo de outras viagens. Ent'ao, saímos de Curitiba e cortamos todo o Estado de São Paulo pela Fernão Dias. Nossa intenção, em Minas Gerais era conhecer as cidades do período colonial. Ouro Preto, São João Del Rey, Tiradentes, Congonhas e etc. Em 2001, numa viagem ao Rio Grande do Sul, em Gramado, descobrimos que nossos filhos eram super interessados em conhecer monumentos e arquiteturas antigas. Então desde aquela época, não medimos esforços em deixá-los conhecer pontos turísticos, históricamente se falando, indispensáveis. Mas penso que na região de Ouro Preto tenha sido até muita informação em pouco espaço de tempo. Mas foi muito proveitoso. Com crianças viajando a bordo de um carro relativamente pequeno como a S10, é preciso ser criativo durante os trajetos e mais ainda durante os passeios. Toda a correria turísitica de muitas horas diárias deve ser recompensada com um hotel razoável em conforto e infra-estrutura. As crianças precisam de uma piscina ou de um "hot tube", pelo menos. Por mais cansados que estivessem, este era um quisito quse obrigatório na busca por um hotel. Por isso, antes de viajar com teus "pimpolhos", abra mão de ser "pão-duro". Um bom planejamento fará da viagem de férias tempos inesquecíveis. Quando relembramos nossas viagens, um dos passatempos preferidos deles até hoje, é tentar lembrar dos hotéis onde nos hospedamos e as peculariedades de cada um. Acredite, é super divertido lembrar destes detalhes. A Dani tem até uma coleção de chaves (cartões) dos hotéis. As refeiçoes são algo que não devemos menosprezar. Ninguém viaja milhares de quilômetros só na batatinha frita ou no sanduiche. Uma alimentação saudável é indispensável para o sucesso de uma viagem de aventura ou turismo. É necessário ter me mãos um boa guia de restaurantes e hotéis. A Claudia sempre usou o Guia 4 rodas. ( http://viajeaqui.abril.com.br/g4r/)



Digo a Claudia, porquê ela sempre foi minha guia em todas as viagens. Mapas e rotas sempre deixei na mão dela. GPS viemos conhecer só agora recentemente, aqui no Canadá. Ainda assim não dispensamos mapas e guias turísiticos. A Família quando viaja toda junta, deve sentir-se em espírito de equipe, se assim não for, termina antes da hora. Por isso é de suma importância delegar responsabilidades a todos durante a viagem. Alguém faz os registros de gastos e quilometragem, outro organiza as fotos, alguém cuida dos mapas, organiza a "bagunça" no carro e etc.

Da região do ouro do período colonial, passamos em Belo Horizonte. Era da vontade de todos passar na Igreja Batista da Lagoinha, haja visto a "fama" do Diante do Trono no Brasil naqueles anos (http://www.diantedotrono.com.br)%20foi/ )Foi bom estar lá com os milhares de irmãos louvando ao Senhor, mas achamos muito grande e não tivemos comunhão ou conversa com ninguém. Por isso, chegamos a conclusão que igreja menor é mais acolhedora, assim como a nossa lá na perifiria de Curitiba, onde congregávamos na época.
De BH passamos por Teófilo Otoni e de lá para Ilhéus. Nesta cidade eu tinha uma visita comercial a fazer. A conciliação de viagem de férias e negócios, aconselho a fazer disso uma excessçao à regra. Algumas exceções podem ser bem administradas. Na verdade, este negócio acabou até me trazendo prejuízos. O cliente não pode mais honrar com os pagamentos e tive que fazer uma viagem de cobrança mais tarde. Para receber a conta peguei um carro na dívida. Vira e mexe nem mesmo empatou o dinheiro. Por isso afirmo que, viagens de lazer e negócios tendem a não dar certo.
De Ilhéus iniciamos a subida pelo litoral. Nossa próxima parada foi Salvador. Em Salvador passamos a virada do ano com nossa tia Niki. E no próximo capítulo falarei um pouco da Bahia ao Fortaleza.

Sempre procuramos transitar por estradas vicinais. Preferindo o interior, passando por vilarejos, conhecendo o povo e a realidade em que vivem. Nem sempre é possível evitar a rota turísitica, mas buscamos alternativas, o que dá um toque especial em nossas viagens. Por isso, frequentemente acabamos conhecendo lugares diferentes dos demais. A gente vai fotografando tudo o que aparece pela frente e de vez em quando paramos para trocar umas palavras com os moradores locais. Entre Ilheus e Ilha de Itaparica, terra de gente famosa como Ubaldo Dias Ribeiro, foi bem interessante. A Combi estava lotada e o jeito for andar no para-choque. Esta árvore estava linda demais. Aliás o litoral baiano é rico em árvores floridas. O povo desta região planta muito a "canela da Índia e colacam para secar na rua mesmo. E os carros tem de arranjar um jeito de passar pelas pequenas "ruelas" sobrando entre os panos com o produto para secagem..
Ver o povo do lugar, flar com o povo, trocar um pouco da cultura é muito agradável e divertido. A gente leva prá vida. Vale à pena mesmo! Mesmo em viagens de pacote turístico a gente tira um tempo para andar no calçadão, ir ao mercado municipal, se misturar com a muvuca toda. Desta forma acabamos conhecendo um Brasil mais real. Ir para as capitais nordestinas e se deter às orlas marítimas e ao mercado de artesanato é coisa de "gringo". Mesmo porquê, nesta regiões tudo é mais caro. Restaurante, souvinirs, artesanato tem boas opções cidade adentro. E lá a gente acaba vendo a diferença da infra-estruutra da orla marítima com a da cidade. Geralmente tudo é "maquiado" para fazer "bonito" na foto dos turistas.

Da Ilha de Itaparica para Salvador embarcamos neste Ferry Boat. Alguns minutos depois estávamos em Salvador da Bahia. Visitamos os lugares obrigatórios e saímos comer carne seca. No Shoping aero (alguma coisa) comi o melhor prato com carne seca até hoje. Depois experimentei em outros estados, mas o da Bahia estava estupendo.
Não sei como, mas não consegui achar o arquivo das fotos de Salvador. Então, fica para a próxima.

A você que leu até aqui, muito obrigado. Logo escreverei sobre as aventuras com a S10 na dunas de Natal, Canoa Quebrada, Jericoacara e Lençóis Maranhenses. Abraços. Celso.








Um comentário:

  1. Nossa Celso....e muito bonito ver a disposicao que vc e a Claudia tem de sempre estarem mostrando para os seus filhos todas as maravilhas que Deus nos graciou nesse mundo! Parabens! Continue sempre com essa forca....determinacao.....e que Deus abencoe sempre! E quem sabe um dia Os Giramundo nao passam para geracoes futuras.....avos....filhos e netos viajando juntos :)
    Abracos!

    ResponderExcluir