sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Familia: Um projeto de Deus. "Nasci de novo."

Queridos amigos leitores.

Esta semana foi atípica em compromissos e não consegui postar antes. Na semana vindoura não será diferente, pois teremos visitas muito especiais do Brasil. Mesmo assim vou tentar postar semanalmente, pois não vejo a hora de começar a contar um pouco sobre nossas viagens aventureiras por algumas partes do mundo. Teremos muitos capítulos sobre este tema. Fico animado, pois de algumas delas por serem mais recentes, disponho de fotos, o que torna a leitura mais atrativa. Mas antes, gostaria de terminar o tópico sobre minha família. Não posso continuar sem antes explicar a origem de tudo. Mesmo porquê, minha família está incluída nas aventuras de "Os Giramundo". Em algumas delas fomos somente Claudia e eu. Mas, eu diria, em 85% delas, nossos filhos estavam conosco. Só para adiantar, escreverei alguns capítulos como: "Vinte países em 30 dias". "Surpresa!!! Deserto do Atacama". "Europa em 56 dias num Motorhome". "Perdidos no Jalapão". "Do Paraná ao Maranhão numa 4x4". "Alaska Highway". "O verão de 29 ursos". "17.287 km -Canadá e USA - coast to coast" ."Peru: De Cuzco a Pucallpa" e muito mais.
(Temos um mapa-mundi em casa, com alfinetes espetados por onde já estivemos. A gente vê como o mundo é grande e que "os giramundo", só pela graça de Deus, poderão passar por cerca de 10% dele.)

Bom, voltemos pois, no tempo. Depois de ter conhecido aquela que seria minha eterna companheira de aventuras, desafios, obstáculos e com quem compartilharia toda a minha vida, sejam conquistas ou derrotas, saúde ou doença, alegrias ou tristezas. Aquela pela qual me apaixonara de corpo e alma.Mas que, mesmo no arder da paixão eu estava consciente que ao dizer "sim" para ela, estaria dizendo um "não" para todas as outras mulheres do mundo. Depois de quase 23 anos casado com ela e a conhecendo a exatamente 9.522 dias, ou 228.513 horas (hora da postagem),ou 13.710.837 minutos percebo que foi o segundo melhor "sim" da minha vida. Aquela paixão adolescente, foi dando lugar a um compromisso de lealdade, fidelidade. Daquela paixão de dois jovens sonhando um futuro feliz e promissor, brotou um amor cúmplice, fiel, amigo e que, mesmo nas lutas, dificuldades, ataques do inimigo, perseverara em torno de um compromisso de uma aliança eterna e de um casamento a três. Deus, Claudia e Celso.

Deixa eu explicar o primeiro "sim", antes que você me entenda mal. Minha vida com Deus até meus 18 anos existia, por conta de minha "religiosidade". Fora seminarista católico por 2 anos. Aliás, o orgulho de uma família italiana ao sul do Brasil, era ter um filho clérigo. Dos 12 irmãos de meu pai, três tiveram oportunidade de, como diziam: "Ir a padre". No decorrer dos estudos, dois deles descobriram seu chamado para outras áreas e um outro infelizmente teve um acidente no seminário e veio a falecer. Lembro bem do dia que decidi falar com meus pais sobre isso e percebi a felicidade deles. Mas Deus tinha outros planos. Aliás, minha curta experiência no seminário católico, renderá certamente bons capítulos mais a frente. Na minha paróquia, era catecista desde menino, ajudava na liturgia e pela minha aguçada vocação para o rádio, gostava muito de falar em público.Os microfones eram minha paixão. Mas ao conhecer a Claudia, percebi algo diferente no seu andar com Deus, no convívio amigável e pacífico de sua família, nas razões que me expusera sobre seu propósito de vida. Diferentemente de minha "religiosidade", percebia em sua vida um "relacionamento com Deus", algo que se parecia muito com uma "amizade" muito íntima com Deus. Uauuu! Fantástico!! Maravilha!!Sempre buscara algo assim. Mas nunca ninguém havia proposto algo tão profundo.
Celso e Claudia Prando - 15 de outubro de 2009- Calgary AB

Por um ano nossa amizade se aprofundou muito. Sabíamos da paixão existente um pelo outro, e nossas declarações e juras de amor eram intensas, expontâneas e comuns. Neste período nunca tivemos um contato físico, exceto por um tímido beijinho ou outro na face, um aperto de mão e olhares muito significantes. Mas os corações estavam ardendo um pelo outro. Certo dia, eu a pedi em namoro. Ela muito mansamente tentara me explicar a necessidade de haver em mim uma mudança interna em relação a Deus. Eu deveria experimentar uma vida de relacionamento com Ele. Sim... claro tudo isso era bom, mas qual a relação entre isso e nosso namoro? Em nenhum momento ela me pressionou para tomar uma decisão, mas também não queria ser muito direta comigo, por isso tomei a iniciativa de conversar com o pai dela e esclarecer tudo, afim de colocar os pingos nos "is", e saber o que de fato, como diriam os adolescentes de hoje: "Estava pegando"!
O primeiro encontro com o pai da Claudia não foi o suficiente para que converssássemos tudo. Horas e horas de conversas em torno da palavra de Deus. Claro, ele gentilmente me explicou de um combinado feito entre ele e suas filhas, para namoro só depois dos 18 anos. A Claudinha ainda tinha 17 anos. Mais isso não seria tudo. Segundo ele, havia algo mais importante para mim do que o namoro com sua filha. Em suas palavras, "se for vontade de Deus, acontecerá". O que poderia haver mais importante para um rapaz de 18 anos do que começar a namorar com a moça mais linda da cidade!!! ??? De longe a mais linda! Em um ano de amizade e paixão por ela, percebera que o meu "sonho" era comum entre 90% dos rapazes da cidade. Namorar com ela era meu foco, meu desejo, meu desafio, meu "impossível". Para mim não poderia haver algo mais importante do que aquilo! Era tudo o que eu tanto queria!? A conversa mansa e agradável do pai da mulher que seria a única de minha vida, por mais incrível que possa parecer a você, era algo prazeiroso, agradável. Mesmo com seu leve sotaque alemão, sua seriedade como pai e pastor, saíam de sua boca, palavras sábias, encorajadoras, desafiadoras. Tudo era comprovado ao abrir a bíblia, e para que não houvesse nehuma dúvida, ele fez questão de usar uma edição Ave Maria (publicadora católica). Aqueles versículos vinham de encontro a um terreno fértil e sedento, sabiamente regado e cultivado em um ano de conversas com a filha dele. Sempre, entre uma declaração e outra do amor ardente de dentro dos nossos corações e de planos para um futuro feliz e emocionante, havia uma pitada de testemunho pessoal, obras que Deus vinha realizando e sua fartura de amor pelos homens. Tudo era astutamente lançado em meu coração. Soube depois, das suas constantes orações por mim para que eu entedesse a proposta salvadora e libertadora de Cristo Jesus.
Era mês de setembro de 1984. Tanto a primeira quanto a segunda conversa com Seu Horst Brunner duraram em torno de três horas cada, mas o que houve mesmo foi grande disputa na minha cabeça nas semanas seguintes, entre a novidade que eu ouvira sobre a salvação em Cristo Jesus e a minha enlouquecedora paixão pela mais linda criação de Deus, a inequecível moça de cabelos louros, sorriso embriagante e contagiosa simpatia. Mesmo meio confuso com tanta coisa boa acontecendo ao mesmo tempo sei que a minha percepção foi real. Esta família tinha algo especial. Fora do comum. Diferente do padrão familiar de onde eu convivia. Era algo que desejei para mim. Entendi que para meus sonhos se tornarem realidade deveria viver aquilo tão visível neles. Conformado diante dos fatos, aceitei com facilidade a sua proposta de não procurar mais por sua filha, não oferecer mais carona, não insistir com telefonemas até que ela fizesse 18 anos e até que eu percebesse a necessidade de fazer um compromisso de relacionamento profundo com Deus. Mas era algo que eu deveria descobrir sozinho. Era algo pessoal e vertical. Eu e Deus.
Pedi permissão para entregar um presente que já havia comprado para ela, para dar na ocasião do seu aniversário que seria em algumas semanas. Ele concordou, mas me desafiou a buscar Deus através da oração e leitura da Palavra. Pois, dizia ele, isto fará a grande diferença na tua vida, eu garanto para você.Também me convidou para participar de uma série de estudos bíblicos e pregações a acontecer em Pato Branco, no próximo feriado de finados.

(Entre Pato Branco (foto) e Francisco Beltrão houve sempre grande disputa para saber qual delas era maior e mais importante para o sudoeste do Paraná. A concorrência continua até hoje.)
Movido pela curiosidade de saber mais deste imenso amor de Deus por mim, ao ponto de ter dado seu filho Jesus para morrer pelo meu pecado em morte horrenda de cruz, fui para a cidade vizinha. Quando digo que Deus faz coisas maravilhosas é porquê Ele faz mesmo!!! Do sonho de ser homem casado, constituir familia, ter filhos graciosos, esposa querida, Ele me leva para uma série de pregações com o tema: DEUS SALVE A FAMILIA! Meus sonhos estavam se casando. O quebra-cabeças estava sendo montado. Eu, até então não compreendera, mas Deus que vê tudo lá de cima, tinha um panorama geral de toda minha trajetória e já sabia onde as peças se encaixavam, embora para mim, diante da minha insignificância, só conseguia enxergar as peças soltas e sem perspectiva de grandes resultados. Dia de finados no Brasil. 2 de novembro de 1984. Diante da constante voz do Espirito Santo e das provas reais de um amor incondicional de Deus por mim, entendi que a morte de Cristo foi para que eu pudesse crer e não mais perecer e ter a vida eterna. Dias dos mortos nasci para a vida. Falei neste dia o "sim" mais importante da minha vida. Falei "sim" para Jesus Cristo e rejeitei com um "não" toda e qualquer "religiosidade" na minha vida. Eu falei "sim" para um relacionamento com Deus e tem crescido a cada dia que passa e a todo momento tenho aprendido sobre o amor Dele por mim e também por você, caro amigo, um amor incondicional, genuíno e real. Nasci de novo. Toda minha história como "homem casado", homem de negócios, homem de família, homem aventureiro, considerada por muitos de vocês como sucesso e até "modelo" para alguns, só foi possível por ter reconhecido diante de Deus a minha condição de pecador. Lancei fora todo o orgulho que é considerado a raíz do pecado. Humilhei-me diante do Pai e pedi perdão por ter vivido separado Dele por tantos anos e iniciei uma nova vida. (foto: Pastor Nilson do Amaral Fanini. Nasc. 18/03/32 em Curitiba. Falec.19/09/09 em Houston Tx. Foi após uma pregação deste homem de Deus que dei meu "sim" para Jesus Cristo.)Depois desta decisão de compromisso com o Pai a minha vida começou de verdade e os sonhos do "menino da roça" começaram a se concretizar. Surpresas e mais surpresas aconteceram. E, se você "ainda" continuar me dando a honra de ser leitor de meus posts, poderá viver um a um ao longo dos próximos meses. Meu desejo é que você possa ser de alguma forma abençoado (a) através da leitura destas crônicas verdadeiras da minha história de vida, e assim como eu, perceber a grandeza do poder do Senhor em grandes feitos e pequenos detalhes. Pois, tudo o que se passa em minha vida, simplesmente tudo, vem de Deus. Dou a ele toda a honra, glória e poder. Dedico a Ele todo meu desempenho como homem de negócios, amigo, irmão, marido e pai de familia. Nada vem do acaso, da coincidência ou da sorte. TUDO VEM PELA VONTADE DE DEUS. Termino citando uma texto bíblico para sua leitura. Mt 6. 25-34.

Até o próximo post. Se quiser, deixe um comentário.

Abraços

Celso.

3 comentários:

  1. Querido, foi maravilhoso participar de tudo isso!! Lembro-me tao bem do qto orei para que vc conhecesse Jesus de verdade!! Lembro-me que ate' falei p/ Deus que, se nao fosse da vontade Dele que nos casassemos ... tudo bem, eu suportaria ... mas meu maior desejo era que vc dissesse "sim" a Jesus!! Pois eu sabia que isso transformaria sua vida!! Deus me (nos) ama tanto que tb deu-me vc!!! Juntos podemos glorificar ao nosso Deus que tem nos demonstrado tanto amor e e' a razao do nosso viver!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por palavras tão bonitas
    e sentimentos tão puros.
    Bjkas, Eliane

    ResponderExcluir
  3. Oi Celso,

    Linda história de amor! Maravilhoso testemunho do poder transformador do nosso Senhor Jesus
    Que o nosso bondoso Deus continue usando vcs para compartilherem as Boas Novas ao mundo.

    Em Crito, Neuzinha

    ResponderExcluir