sábado, 21 de novembro de 2009

Daniela, Christian e Stephan,

(foto tirada da ponte do Brooklyn - Ao fundo Ponte do Manhattan - NYC Verão 2009)
Entre muitas alegrias vividas nestes 22 anos e 7 meses de casamento, certamente vivemos três inesquecíveis. Por terem sido muito marcantes em nossas vidas, achei coerente e importante, dedicar um capítulo especial para eles, nossos filhos. Eles fazem parte da história. Em muitos episódios narrados aqui, eles estavam presentes e estarão nos que hão de vir, se assim Deus permitir.
Logo depois de nossa lua-de-mel... deixe-me melhorar esta frase, pois ainda penso, às vezes, estar vivendo em lua-de-mel! Bem, logo depois de nosso casamento e viagem de núpcias (bom...não chegou bem a ser uma viagem de núpcias, foi mais uma semana na praia de Caiobá/Matinhos-PR, mas muito interessante e engraçacada!) mas enfim, depois de alguns dias, viajamos para a Alemanha onde pretendíamos fazer nosso "pé-de-meia". Achamos conviniente evitar a vinda dos filhos logo de início, pois a intenção era dedicar a maior parte de nosso tempo em busca de trabalhos que rendessem algum dinheiro para construir nossa casa no Brasil e começar uma empresa, cujo ramo de atividade ainda desconhecíamos. É, nós também já tínhamos um sonho em comum com os demais brasileiros! O sonho da casa própria.

Depois de quase quatro anos de vida a dois, era grande a expectativa para iniciar a nossa familia. Trabalhamos bastante na Alemanha e já havíamos economizado o suficente para começar a construir uma casa em Curitiba e ainda não tínhamos a mínima idéia do que fazer profissionalmente no Brasil. Casamo-nos bem jovens e bonitos. Hoje somos só "bonitos"!!! A Claudia estava com 20 e eu 21. Mas, depois de alguns anos casados era hora de pensar em "filhos". A Claudia parou com o anticoncepcional no início de 1990. Já estávamos no Brasil e numa viagem para São Bernardino, no lago de Ipacaraí no Paraguai, a Claudia sentiu alguns enjôos. Lembro muito bem de um tio dela, Onkel Hein, ter dito: -Deve ser o Jakob. Quase toda familia descendente de alemães menonitas tem um Jakob como primeiro filho, sendo ele um varão (masculino)

A maezinha da Claudia era russa/alemã nascida na Sibéria em 1927. Ela descendia de um povo chamado menonita. Este nome vem de Menno Simons que em 1536, aderiu ao movimento anabatista. Os anabatistas foram uma ala de protestantes mais radicais. Embora Lutero tenha iniciado a reforma protestante ele não pregara um rebatismo do novo cristão. Menno Simons era de uma pequena vila chamada Witmarsun na Holanda. Numa de nossas viagens na Europa, visitamos o lugar. Assim como Martinho Lutero, também um sacerdote católico chamado para uma busca real a Deus. Nascido em 1846, ordenado padre católico em 1524 e convertido ao cristianismo reformado e aderindo aos anabatistas em 1536.Menno defendia que o batismo deveria ser algo de livre escolha do ser humano e por issoo não batizava mais crianças, por esta razão nasceu movimento conhecido até os dias atuais com este nome de Menonitas. Vale lembrar que dos anabatistas surgiram os mundialmente conhecidos, batistas.

(foto.: familia típica menonita. A média de filhos era esta mesmo. Familia gigante!!!!)
Destes corajosos e eximios agricultores surgiram outras vertentes teológicas, tais como o: Amish, Velhos Menonitas e Irmãos Menonitas. Muito conhecidos no mundo todo, estes irmãos são de rara estirpe de fé. No Brasil eles se concentram em diversos lugares. Bagé - RS, Presidente Getulio - SC, Curitiba, Palmeiras, Lapa(Witmarsun) - PR, Barreiras- BA e claro, estão espalhados mundo a fora. Muito presentes no Paraguai, Argentina, Uruguai, Bolivia, USA, Canadá, Suiça, Alemanha e assim por diante.A mãe da Claudia descendia do ramo "irmãos menonitas" (brudermenoniten em alemão e Brether Menonite em inlgês). E Ela foi parar no Paraguai e de lá para o Brasil. Você, que como eu, mora em Calgary já deve ter visto no Wall Mart, Vallue Village, Goodwill, Dolorama ou Dollar Giant, famílias inteiras vestidas do mesmo jeito?! As mulheres com uma espécie de toca na cabeça e as filhas pequenas ou grandes com a mesma vestimenta!? Os homens da casa, independente da idade com roupas iguais e chapéu na cabeça?! Estes são descendentes dos velhos menonitas.

Nunca considerei a mãe da Claudia como tão somente minha sogra. Talvez você tenha tido menos felicidade neste aspecto. Mas eu, por outro lado, fora agraciado com uma segunda mãe. Ela foi uma das pessoas mais admiradas por mim até hoje. Sábia, querida, honesta e sincera. Como morei bastante tempo longe de minha mãe, fui priviligiado com uma mãe substituta. Com ela colocava em prática o alemão que aprendera na "marra" na Alemanha.Tenho saudades.

Depois da viagem do Paraguai, já preocupados com alguns testes de farmácia e resultados negativos, desconfiávamos se havia alguma coisa errada com a saúde da Claudinha.Mas para nossa surpresa, no ultrassom, vimos um pequeno ser de apenas alguns centímetros, mas já capaz de mostrar um pouco do que seria num futuro bem breve. Super-ativo. Mexia bastante com o que se pareciam bracinhos e perninhas. E o menino não pára até hoje!! Nossa felicidade foi intensa. Não podíamos nos conter. Os primeiros a saber foram o Pai da Claudia e nosso cunhado Joel Indart, pois foram nos buscar no hospital. Stephan Mathias é o seu nome. Stephan em homenagem a um senhora de Hamburgo na Alemanha, que teve participação muito marcante em nossas vidas no início de nosso casamento. Seu sobrenome era Stephan. (Foto.: Stephan no Yellowstone National Park - Wyoming - Verão 2009)Ela foi nossa amiga nas horas difíceis, nos momentos incertos, nas dificuldades da distância, do isolamento, da vida dura de um casal imigrante. Mathias porquê significa "presente de Deus". O primeiro filho é surpreendente. Nós, pais, não estamos preparados para ter o primeiro filho. Por mais que tenhamos lido todo o Livro do Delamare(http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_2242.html). Tenhamos buscado informações em diversas fontes e tenhamos ouvido atentos os conselhos de todos sobre o que fazer e deixar de fazer. Não existe nada mais real do que estar ali com o "pequeno ser" sob os teus cuidados. O danadinho estava sentado e a Claudia teve cesária na maternidade Curitiba. Era 24 de julho de 1991. Em casa, colocamos ele numa cestinha de vime e dormiu entre nós dois. A cada poucos minutos a gente se certificava de que ele estivesse mesmo vivo, cutucando ou chegando bem pertinho para ouvir a sua respiração!!! Dava um medo da responsabilidade entregue a dois jovens inexperientes, mas sentíamos Deus nos ajudando com aquela frágil tarefa. Claro, a experiência da Mãe da Claudinha ajudou bastante, mas a Claudia mandou ver e logo era muito eficiente em tudo relacionado ao pequenino. Hoje ele está com 18 anos. Estuda no SAIT - South Alberta Institute of Technology - em Calgary(http://www.sait.ca/). Quer ser engenheiro da aeronáutica. decidiu iniciar pela base, aprendendo mecânica de aviões. Todo mundo gosta do Stephan. Seu coração é do tamanho de um bonde, como diriam nossos amados amigos mineiros. (foto.: Stephan explicando um pouco do que tem aprendido aos amigos do Brasil, Alcindo e Raquel. - Nov. 2009)Em casa chamamos ele de Tébi. Depois saberão o porquê. Em "posts" vindouros terei a satisfação de falar mais sobre este menino lindo, cheio de fé, estudioso, alegre e com um coração voltado aos que ainda não tiveram a felicidade de conhecerem a graça irresistível do Deus verdadeiro. Ele está aprendendo piano e bateria e nos ajuda muito na igreja.

Quando o Stephan estava com quase dois anos, ganhou um maninho. Nesta época estávamos na Alemanha. Ele é nosso alemãozinho nato. O parto do Christian foi mesmo um "parto". A Claudia teve um trabalho de parto de 20 e poucas horas. Na Alemanha não tem a facilidade do Brasil para a Cesárea. E mesmo, neste caso, havendo a extrema necessidade de uma o professor do hospital e sua equipe, resolveram forçar um parto normal, que de normal não teve absolutamente nada. Graças à Deus que renova sua misericórida sobre nós todas as manhãs, nosso filho nasceu perfeito e a Claudia se recuperou bem depois de ficar oito dias no hospital.

Entre nossas idas e vindas entre Brasil e Alemanha, teve esta que foi muito produtiva.
Em maio de 1992 ainda com nossa casa em construção na cidade de Curitiba, foi necessário voltar para levantar mais recursos. Eu fui na frente arrumar trabalho e moradia. Depois de algumas semanas a Claudia veio com o Bebê (Stephan), acompanhada de sua irmã Damaris. Foi um período muito especial para nossa pequena família. Apesar de eu estar muito ocupado com o trabalho, sempre havia um tempinho para ficar um com o outro, sair passear nos lindos parques às margens do rio Elbe com o nosso Stephan. Sobrava um tempinho para sonhar e compartilhar os sonhos. Também sobrou um "tempinho" para "encomendar" o nosso segundo filho.

Mesmo com a Claudinha grávida, fomos para o Brasil para fazer nossa mudança em Curitiba. Diria que fora mais uma mudança de endereço, pois não tínhamos nenhum móvel ou eletrodoméstico.(Foto.: Christian em Ontario -Niagara Falls - Verão 2009) Os pais da Claudia nos receberam em sua humilde casa durante nossas estadas no Brasil ao longo de seis anos. E olha que a casa onde moravam não era bem uma casa. Aqui no Canadá conhecemos por "Basement Walkout". No Brasil é "porão" mesmo. Aquele lugar havia sido oferecido gratuitamente por imãos em Cristo para a familia Brunner. Ali viveram por um período de 8 anos. Posso garantir para você, que apesar de ter sido um lugar muito pequeno, desconfortável, úmido e etc. Havia naquele lar algo especial, algo de Deus, algo sobrenatural . Havia uma gratidão por aquele espaço. Havia amor naquela casa e mesmo sendo tudo o que descrevi, vivia cheio de gente buscando conforto e alívio espiritual. Ali reinava Cristo.

Era chegado o momento de retribuir. Convidamos os pais da Claudia para morarem conosco. Era uma singela maneira de tentar retribuir por todo o tempo dispensado a nós nos ultimos anos e pela confiança depositada em mim, consentindo a mão da filha a alguém que andava com uma "mão atrás e outra na frente". Em março de 1993 mudamos oficialmente para a nossa casa onde até hoje desfrutamos de conforto, muito espaço, alegria, bênçãos, desafios, compartilhamento e muito mais. É o porto seguro para todos os intervalos de aventuras. É um sonho. No meio da natureza e longe da agitação da cidade grande. Um lugar para sonhar.
(foto.: Construímos esta casa estilo germânica. Ficou maior do que a idéia inicial, mas valeu a pena todo esforço.)
Ao voltarmos para a Alemanha levamos um visitante. Antonio, o meu irmão Tonho. Outrora conhecido por Toninho e Nêne. Sobre os quase 6 meses do Tonho em Hamburg, vou escrever no capítulo onde falarei sobre o nascimento da nossa empresa. Eurosport Indústria e Comércio de Brinquedos Ltda. ( http://www.eurosport.com.br/ ) (Foto.: Sede da nossa empresa de fabricação de brinquedos infláveis na região metropolitana de Curitiba)
Agora, gostaria de continuar sobre outros "nascimentos". Acho que viajei um pouco. Mas.. voltando.

Era junho de 1993. Já havíamos combinado tudo a proceder na hora em que viriam as dores. A malinha estava pronta. Nosso "land lord" nos levaria para o hospital. Tudo preparado. A Regina Arlt esposa do "land Lord" (Dono da casa onde alugávamos, acho que no Brasil se chama "senhorio")até preparou uma capa de plástico transparente sobre o banco de couro da Mercedez c600. Precaução, disse ela, caso estoure a bolsa de líquido amniótico!!! Ha, ha !!! Estes alemães!!:)
Como havia falado anteriormente, o parto do Christian foi um "parto". Quero ver se a Claudia, um dia desses, escreve sobre isto. Meu amigo Karlson, de Calgary, se interessou em saber algumas histórias contadas pela óptica dela. Achei boa a sugestão, obrigado.
O Christian nasceu cabeludo, forte e quase um "homenzinho". O siganificado do nome acho que é conhecido de todos. Tem origem do latim e quer dizer o seguidor de Cristo. O segundo nome é Raphael que significa curado por Deus e é de origem hebraica.
Uma característica do Christian sempre foi ser muito carinhoso. Desde pequenino, ao invés de dormir em nossos braços era ele quem queria nos abraçar. Foi ele quem inventou o apelido do Stephan, pois não conseguia falar o nome e dizia qualquer como Tepi, Pépe ou algo assim... e ficou então Tébi, até hoje.
Atualmente o Christian estuda no Bishop Grandin Highschool.(http://www.bghs.ca/) Está no grau 11. Gosta muito de matemática e física. Pretende estudar engenharia, provávelmente mecânica. Está aprendendo a tocar Cello, contra-baixo e violão. Ajuda no louvor da igreja brasileira e canadense. Como ele dispôe de mais tempo, me ajuda bastante no serviço de apoio ao imigrante em Calgary.

Desde menina a Claudia sonhava com filhos. Como toda mulher, também sonhava com uma menina para poder cuidar do seu jeito, arrumar do seu gosto. Ter uma amiga para sempre. Lembro-me muito bem de quantas vezes ela orou pedindo ao Senhor que permetisse uma menina se fosse de Sua vontade. Não sei precisar se os sonhos da Claudia eram sonhados como os meus... mas sei que Deus abençoa os sonhos de seus filhos. (foto. Dani com 1 aninho)
Em 1996 em Curitiba nasceu a Daniela Kathrin. Que menina linda. Muitos dizem que é a carinha da mamãe. E é mesmo. A Claudia já estava muito segura e experiente com seus meninos correndo pela casa, jogando, pulando e fazendo a vida valer a pena para uma criança. Ter a Daniela foi uma recompensa de Deus para uma mãe dedicada, amável e doce como ela. A Dani, como a chamamos, cresceu em graça e formosura. Menina doce, querida e obediente. Para quem teve meninos e meninas creio ser muito fácil de compreender o que falo. Meninas são precoces em muitos aspectos e tem um trato diferenciado de nós homens. Elas são delicadas, amorosas e bonitas de qualquer jeito. Deus ao criar a mulher usou de sua soberana sabedoria e fez algo que valesse a pena. Nossa menina é tudo de bom. Veio completar nossa familia e trazer ainda mais felicidade ao que já era ótimo. O nome Daniela é porquê eu queria muito colocar o nome da Claudia. Depois de muitas negociações ficamos com Daniela. o nome tem origem hebraica e quer dizer Deus é meu Juiz. Kathrin tem origem grega e significa pura. Na verdade, foi uma homengem a uma grande amiga do coração que mora em Langnau na Suiça.

A Dani estuda na St. Stephen Junior Highschool.(http://www.cssd.ab.ca/schools/ststephen/) Está cursando o grau 7. Na semana passada fez um trabalho de inglês e ganhou 100%. O professor falou a todos os alunos que este deveria ser o modelo de um bom trabalho. Só lembrando, há dois anos ela não falava nenhuma palavra em inglês. Ela está aprendendo piano e flauta transversal. Toca na banda da escola e ajuda na igreja na equipe de louvor como vocalista.

Estes três são os mais preciosos presentes de Deus, colocados sob nossa responsabilidade. Sabemos que somos limitados e cometemos erros. Por isso, Claudia e eu, buscamos em Deus a sabedoria para educar nossos filhos dentro de padrões éticos, morais e cristãos. A biblia é o nosso manual para qualquer assunto e ocasião e nela encontramos respostas precisas para toda e qualquer dúvida. E para finalizar, gostaria de deixar um versículo bíblico para meditação. Trata-se de uma promessa bíblica para você, para mim e nossas gerações vindouras.

Guarda e ouve todas estas palavras que te ordeno, para que bem te suceda a ti e a teus filhos depois de ti para sempre, quando fizeres o que for bom e reto aos olhos do SENHOR teu Deus. Dt 12.28

Queridos, sei que este "post" ficou bem longo. Desculpa. Obrigado por ter lido até o final.
Se você ainda tem forças, depois de ler tudo isso, poderá deixar um comentário, se quiser.
Até a semana que vem.
Abraços
Celso.

9 comentários:

  1. Celso
    Tudo bom?:
    Adoro suas historias! Seu filhos sao muito lindos! Legal saber que o mais velho estuda no SAIT, vou pedir umas dicas a ele :-), quero estudar la também.
    Quanto aos nomes, todos tem um tremendo poder e cada um o significado, gosto muito de nomes biblicos, meus sobrinhos moram todos em Israel e cada um tem um 'nome estranho' para o Brasil mas de imenso significado no hebraico.

    É isto, espero conhece-los em breve, se D-us quiser

    Abraços

    Danielle

    ResponderExcluir
  2. Celso e Cláudia,
    os seus filhos são um presente de Deus para nós tb! É muito bonito vê-los crescer e amar cada dia mais ao Senhor! Parabéns! Vou sentir muitas saudades de todos vc!

    ResponderExcluir
  3. Nossa gente.....eu nao tenho nem palavras para descrever o quanto voces sao importantes nao so para mim aqui....mas para a igreja....e principalmente para o nosso Senhor. O trabalho que voces fazem com a sus familia aqui....sempre louvando ao Senhor e levando a palavra de Deus.....nao somente por conversas...mas tambem pela transparencia que a vida de voces mostra que Jesus e o Senhor! Realmente o que a Rebeca falou eu assino embaixo! Adoro todos voces!!!

    ResponderExcluir
  4. Celso,

    Não deixe de escrever...é realmente uma benção ler o que o Senhor tem feito na vida de vcs. !

    Graça e Paz,

    Flavio

    ResponderExcluir
  5. Querido, o amor e a graca de Deus tem nos acompanhado e cercado em todos esses anos!! Como foi delicioso e lindo esse tempo com nossos filhos pequenos!! Sao msm presentes do Senhor!! Gostei demais do versiculo que vc escolheu!! Uma promessa de Deus para todos aqueles que O amam e que O buscam de todo o coracao!! Uma vida assim vale a pena viver!!! =)

    ResponderExcluir
  6. Celso e claudia, eu e Andre admiramos muito voce e sua fam'lia linda! Que o nosso Deus os cubra com suas bencaos e cuidado. Um abraco. Karina

    ResponderExcluir
  7. Celso,

    Com Cristo no barco tudo vai muito bem.
    "herança do Senhor sao os filhos, o fruto do ventre, seu galardao."
    Que Deus continue abençoando essa linda familia!
    Pelo q li,percebo como os Salmos 127 e 128 tem sido real pra vcs.

    abraçao, Neuzinha

    ResponderExcluir
  8. Ola Celso e Claudia....parabens pelo blog..nao conheecia...e amei!!!!!!!!!
    Grande abraço e fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  9. oi Celso e Claudia!

    Os filhos de vcs sao muito lindos e amados e refletem o amor e felicidade que vcs passam para eles. Eh vcs todos sao um presente que nos tivemos por aqui. O posto ficou muito lindo!

    abracos e que Deus continue abencoando ricamente vcs!

    ResponderExcluir