domingo, 10 de janeiro de 2010

Brasil Sul a Norte numa S10 4x4 - parte 5

Queridos amigos!
Neste final de ano tivemos uma agradável surpresa. Recebemos a visita de nossoas amigos de BH. O tempo com eles acabou ficando bem curto e passou rápido demais. Mas valeu muito a pena. São amigos e irmãos muito preciosos. O Danilo esteve em Calgary por alguns dias em outubro de 2009. Eles estão com o processo de imigração terminado, com os vistos em mãos, mas ainda buscam de Deus orientação sobre o que fazer de agora em diante. Da esquerda para a direita, David, Ana, Danilo e Vitória.
A passagem de ano foi bem a vontade. Ao anoitecer fomos à igreja e tivemos uma gostosa comunhão. Muitos testemunharam do que Jesus Cristo fez no ano que se findava e quais eram as expectativas para o ano de 2010. Depois desta primeira parte fomos até nossa chácara para juntos continuar com a festa. Após a meia-noite começamos a cantar, estilo roda de viola, e assim entrou na madrugada. Poderia dizer, sem nenhuma dúvida, ter sido esta virada umas das mais abençoadas dos últimos anos. Muita comunhão e bênção.
Eu ando bastante envolvido com nosso projeto na chácara, por isso não escrevi na semana passada. Um dia destes uso um "post" especial para mostrar como está ficando o local de retiros e eventos.
Mas agora te convido a continuar a aventura pelas areias de Lençois Maranhenses.

Caso você tenha pego o bonde andando, ou melhor, a S10 andando... estou falando sobre uma viagem que fizemos na passagem de 2003 para 2004 pelo litoral e centro do Brasil. Foram 40 e poucos dias de pura adrenalina e aventura. Rodamos 12000 km. Esta foto acima foi em algum lugar do trajeto entre Piauí e Maranhão, um pouco antes de chegarmos em Paulino Neves Se você pegar um mapa rodoviário do Brasil de 2007 para trás, verás que entre Paulino Neves e Barreirinhas (Lençois Maranhenses) não existe uma estrada oficial. Se tivéssemos ido pelo asfalto, teríamos rodado uns 500 km a mais e sem aventura. Por isso, nesta cidade contratamos um guia para nos levar até os lençois.
Ao fundo, se vc observar bem, poderá ver os pequenos lençois. O povo do litoral maranhense vive também desta forma, sobre as dunas. Vivem da pesca e venda de artesanato. Durante o trajeto, diversas vezes, nosso guia precisou fazer uma sondagem da estrada para cruzarmos no lugar mais apropriado. Mais uma vez, neste carro só faltou um "snorkel".

Algumas horas depois com a misericórdia do Pai e o conhecimento do nosso guia, aliados ao bom carro e um "mais ou menos" bom motorista, chegamos na pousada em Barreirinhas-MA.
No dia seguinte começamos a exploração do local. Descemos todo o curso do rio Preguiças até sua foz no oceano Atlântico.
Foi um passeio longo mas super interessante. Andamos uns 40 km até chegar em Mandacaru.
A região é muito linda e dá uma mistura de mata atlântica com floresta amazônica. Vimos muitos animais e árvores interessantes. Estas daí são os Buritis. É tipo um coqueiro e o pessoal come a fruta e da própria árvore e semente faz-se uma infinidade de coisas, de comida a artesanato.
As margens do Preguiças variam de pouco a pouco. Floresta, buritis, mangue e dunas.
Aqui o rio é limpo ainda e a toda hora a gente parava para um mergulho. Ao fundo uma moradia típica dos lençois maranhenses.A imensidão da areia é que realmente impressiona. Eu particularmente amo dunas.
Além de ser muito lindo e interessante é muito perigoso para se perder. A prática de esportes aqui ainda não é permitida e espero, continue assim.... pois de fato é maravilhoso.
Familia Giramundo de coletes salva-vidas.
A casa é muito simples... em compesação a localização!!!! Vista para as águas e fundos com as dunas de lençóis Maranhenses. Detalhe... lancha estacionada na porta da casa.Hehehe!Fantástico.
Muitos pescadores são do estilo rústico, como este com barco à vela. As vezes, conforme o vento demora quase um dia para fazer o trajeto de 40 km.
Aqui já estamos em Caburé. Lugar fascinante. É um braço de areia que fica entre o Preguiças e o mar. Tem ali uma pousada e um ou outro restaurante disputando a atenção dos turistas com os pescadores e artesãos locais. Tanto a praia no mar com a no rio quase desertas.
Quando voltamos ao final do dia, nosso guia cortou caminho por este canal construido na força braçal pelos moradores da região, já que o Preguiças é como o Iguaçu... cheio de curvas.
Aqui já é numa lagoa dentro dos Lençóis. Acho que é a Lagoa Bonita. Lá a Dani se divertiu alimentando os peixinhos. A gente foi na época de seca, ou melhor, as chuvas estavam começando apenas. E maio, devido as chuvas, já pode se ver mais de 3 mil lagoas. No tempo de estiagem apenas algumas se mantém com água, como esta, por exemplo.
A área dos Lençóis é bem maior do que a grande São Paulo. Aproveitei para fazer um agrado à minha amada. Aqui embaixo é o Christian aprendendo.
Lá no fuuuunnnndddoooo.... Clau, Stephan, Christian e Dani.
E dá-lhe passeios.... Nos lençóis mesmo não peermitiram entrar com nossa S10.
Vista panorâmica.... lindo demais...!!!!
De avião....!!!
Se vcfor lá, aconselho fazer este passeio. Valeu muito à pena!!!
Foto oficial com o Sr Piloto. Fez um bom trabalho.
Até carro militar entrou na ordem do dia! Hehehehe...
Aqui já e São Luiz - Capital do Maranhão. Esta foi avista de nosso hotel. Lindo demais.
Ali aproveitamos para nos divertir em familia e conhecer a cidade.
Aqui é a "capital" dos azulejos... tudo muito bonito e interessante.
De São Luiz descemos pela trans-maranhão e depois pegamos a Belém-Brasília.
Na próxima semana é o capítulo de "perdidos no Jalapão"
Abraços
Celso

2 comentários:

  1. Celso,

    Esses lugares aí são maravilhosos. Lendo seu post, a saudade bateu. Aí meu consolo foi olhar pra uma bandeja feita de azulejo e bambu que comprei no centro de São Luiz.
    Bem legal a forma como vc tem narrado sua trajetória pelos nossos "Brasis". Outra coisa legal, é o fato de seus filhos terem conhecido nosso país, antes de mudarem para as terras geladas.

    Abrãção pra vcs, Neuzinha

    ResponderExcluir
  2. Vida boa, heim?
    Fica com Deus, e vamos comamorar a Copa do Mundo 2010 juntos!!
    Ate sexta :)

    Abracos,
    George

    ResponderExcluir